Logo-para-site-associação-resgate-a-vida-mogi-mirim-2

Histórico

Tudo isso começa a partir de uma experiência.

Durante vários anos, nossa fundadora Mônica Antognolli, atendia em caráter de orientação, usuários de drogas que estavam em busca de recuperação. O trabalho era feito de forma isolada e embora tivessem resultados, estes estavam longe do desejado e do necessário. Com o aumento da demanda, aumentaram também as preocupações em dar um atendimento de qualidade e dentro de um programa que, minimamente garantisse a oportunidade de recuperação.

O contato com o programa Amor Exigente aconteceu em 1992, através da profa. Mônica, que indo a Campinas conheceu as propostas de recuperação feitas pela equipe do Padre Haroldo J. Hans, S. J., e colocando as em prática percebeu que os resultados eram positivos. Na época não havia nenhum tipo de trabalho alternativo que não fosse as reuniões semanais ou internação.

Em 1994 houve um aumento na demanda necessitando instalarmos um grupo de apoio a familiares e a adictos, do programa Amor Exigente, tornava-se cada vez mais urgente. Na busca de um local discreto e central, chegou-se a sede da igreja Presbiteriana independente, que foi cedida em nome da comunidade evangélica, pelo Pastor Gerson da Anunciação, por um período experimental.

Então nascia o grupo de Amor Exigente de Mogi Mirim, cuja finalidade era de dar orientação ao usuário de drogas e seus familiares. A data de abertura desse grupo foi no mesmo ano, no dia 17 de março de 1994, onde as pessoas começaram a chegar encaminhadas por diversos seguimentos da prefeitura e comunidade que conhecendo o trabalho passavam o endereço em especial as famílias que precisavam de orientação. Atualmente independente e mantido por um grupo de voluntários.

Os contatos com a prefeitura foram intensificados e a ajuda recebida eram de combustível para as internações (e eventualmente passes de ônibus e cestas básicas) sendo ampliada com o pedido de doação de um terreno com uma construção incluída de dois cômodos, o Prefeito Municipal Sr. Jamil Bacar, apresentou uma proposta, que foi aceita de uma doação de uma edícula de propriedade do município localizada no Bairro do Mirante, no Prolongamento da Rua Vitor Salvatto, 46 e de outros terrenos anexos, onde a edícula foi construída.

Consolidando-se com a adesão de um grupo de pessoas interessadas em auxiliar em um trabalho de prevenção e de recuperação de usuários de drogas, que constituiu se na primeira diretoria dando legitimidade a nascente Associação.

Após esse primeiro momento a entidade ao longo dos anos, ampliou seus trabalhos como também sua área de atuação, devido a novas demandas, pois era ofertada o acolhimento para as pessoas, mas quando perdiam seu vinculo eles ficavam sem ter para onde retornar, nem com quem contar e abandonavam o tratamento, de forma experimental foi cedido um quarto na comunidade no ano de 1999, dando resultados e posteriormente ganhou um local exclusivo no ano de 2004, formando assim a unidade de Republica, que buscava oportunizar ao morador, trabalho com um local seguro para dar continuidade a sua vida no desenvolvimento da sua autonomia nos aspectos físico-mental-espiritual.

ajude-nos a fazer a diferença

Vamos defender as pessoas que precisam.